segunda-feira, 11 de abril de 2011

Impressão do povo brasileiro e peruano sobre Democracia e suas instituições


Quem objetiva estudar Democracia, Instituições Democráticas e Participação Popular, principalmente em se tratando de Direito Comparado, obrigatoriamente deverá consultar o “Latinobarômetro”: uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, situada no Chile, que realiza estudos em toda América Latina.

Portanto, se a experiência e a sensibilidade são importantes para aprimoramento do conhecimento científico, não se podem desprezar os dados estatísticos. Neste sentido o “Latinobarômetro” é um instrumento indispensável àqueles que objetivam aprofundar o Estudo das Instituições Democráticas de um País.

Conforme se verifica do gráfico abaixo, é muito próxima a satisfação do povo peruano e do brasileiro com a Democracia. Contudo, é perceptível que o brasileiro é mais satisfeito com a democracia em seu país.




Indagados sobre o interesse em política, tanto o brasileiro quanto o peruano demonstraram pouco ou nada interessado em Política, havendo um pouco mais de interesse no povo brasileiro.




Porém, quando perguntados sobre a situação política atual do país, vê se que há uma avaliação muito mais positiva do brasileiro em relação ao peruano.

Um dado preocupante refere-se à legitimidade das eleições. Percebe-se que um pouco mais de 50% da população acha que as eleições brasileiras são fraudulentas. Ou seja, metade da população não acredita na lisura das eleições. No Peru a situação é ainda mais preocupante: cerca de 70% da população acredita que há fraude nas eleições. Isto é muito sério, pois retira a legitimidade das instituições democráticas.
Sobre a confiança no Congresso, os resultados abaixo não são novidades:
Contudo, em relação à confiança no Poder Judiciário, apesar de um significativo aumento na confiança em relação ao Congresso, ainda sim a desconfiança é excessivamente elevada.
 
Os dados acima demonstram que ainda impera no Brasil e no Peru a desconfiança em relação às Instituições Democráticas, havendo sempre uma melhor avaliação no Brasil em relação ao Peru.

Apesar dos dados acima informados merecerem um estudo mais aprofundado, inclusive com a utilização e análise de outros dados, achei interessante informá-los, pois derrubam muitos mitos criados e que apenas nos mantêm inertes diante de um quadro extremamente preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário