Futuro e Esperança. Estes são os dois ingredientes principais que motivaram o voto dos eleitores na campanha eleitoral peruana. Os peruanos são unânimes em afirmar que a economia do Peru está crescendo e é necessário um bom governante consolidar o crescimento.
O voto dado no candidato é fundamentado na concepção deste crescimento. De um lado estão as comunidades mais pobres e abandonadas pelo Estado, que buscam que este crescimento se reverta em melhorias sociais e viram em Humala o melhor candidato para conseguir imprimir os avanços sociais necessários ao Estado; de outro lado está a população que vive principalmente na capital, que busca no candidato uma dinâmica mais mercadológica na gerência do Estado e entendem que o pensamento liberal é o ideal para garantir o crescimento do Peru.
Se de um lado é importante que o povo pobre mostre pela primeira a vez sua voz e seja decisivo numa eleição, como no Brasil, percebe-se um descontentamento das elites com esta nova dinâmica eleitoral e um preocupação com a mudança de foco das prioridades do Estado.
Veremos dentro de poucas horas quem irá para o segundo turno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário