terça-feira, 5 de abril de 2011

Comecei


Desde antes de terminar a Faculdade, o Direito Eleitoral passou a ser uma busca incessante de conhecimento, pois consegui juntar duas paixões que tenho desde os tempos do Movimento Estudantil: o Direito e a Política.

Após algum tempo de estudo e muito, muito, muito processo ,senti que era preciso aprofundar mais o Direito Eleitoral, pois a pouca Doutrina de qualidade, baseada principalmente em jurisprudências de acaso, traz grande insegurança aos já combalidos institutos do Direito Eleitoral.

Em viagem realizada para Argentina no final do ano de 2010, ansioso com a quantidade de livrarias existentes em Buenos Ayres, não encontrei um único exemplar sobre Direito Eleitoral. Apenas um péssimo comentário a uma legislação eleitoral de 1983.

Se de um lado fiquei profundamente frustrado por não conseguir um único exemplar de Direito Eleitoral com nossos “Hermanos”, percebi que eu teria uma tarefa árdua e prazeirosa: ajudar a difundir o Direito Eleitoral na América Latina.

Mas eu não queria simplesmente me trancar em uma biblioteca ou utilizar a ajuda do Google para dissertar sobre o Direito Eleitoral Comparado. Não! O objetivo deveria ser muito mais audacioso. Presenciar uma eleição, sentir o anseio dos eleitores e, se possível os candidatos e seus comitês eleitoral, ultrapassa em muito a insensibilidade dos livros.

Assim, o desafio que eu me fiz, e quero que este seja o projeto profissional da minha vida, é conhecer e difundir as diversas experiências democráticas – ou não – existentes nos países de origem latina.
Estas experiências servirão, além de um aprimoramento pessoal acerca dos institutos do Direito Eleitoral, para elevar o debate acerca da reforma política – hoje na pauta das Casas Legislativas – também para a sempre metamórfica legislação eleitoral.

Quero compartilhar neste blog todas as experiências que eu terei nestas viagens, relatando fatos e acontecimentos.

Sobre o título deste Blog – ELEITORAR – é o que eu chamo do comentar o Direito Eleitoral sem apego às rígidas formalidades acadêmicas. É o falar, o achar, o discordar, o concordar, pelo simples amor ao debate sobre o Direito Eleitoral. É o Eleitorar!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário